quarta-feira, 18 de julho de 2018

Equilíbrio emocional - mantendo a calma em meio aos problemas


Nós não temos o controle completo e total sobre nossas emoções o tempo todo. Algumas situações são desafiadoras e podem fazer com que percamos a calma. Especialmente para nós brasileiros, manter o equilíbrio é um grande desafio, pois temos a tendência de ser muito emotivos e pouco racionais quando estamos, por exemplo, discutindo sobre política ou sobre algum problema de família com aquele primo irritante.

Como resultado, quase sempre, nos arrependemos depois de termos perdido o controle. Mais tarde, com a cabeça fria, vemos que poderíamos ter agido de forma diferente, que as palavras poderiam ter sido outras, que o motivo que nos levou a perdemos a calma não era tão importante assim. Claro, o "outro lado" que estava envolvido também tem a sua parcela de culpa e, quase sempre, pelos mesmo motivos.

De fato, se mantivermos o equilíbrio emocional em meio aos problemas e injustiças que sofremos, podemos obter resultados muito melhores que agindo com emoção pura e, muitas vezes, perdendo o controle da situação. Um atleta que consegue manter o equilíbrio emocional tem maiores chances de vencer um que seja emoção pura.

Um líder de nossa Igreja (Élder David A. Bednar - Do Quórum dos Doze Apóstolos) afirmou em um discurso recente (ver aqui):

Ao nos aproximarmos do Salvador e segui-Lo, somos capazes de, gradual e progressivamente, nos tornarmos como Ele é. Somos fortalecidos pelo Espírito com um autodomínio adequado e com uma conduta sólida e tranquila. Assim, mansidão é algo que incorporamos como discípulos do Mestre e não somente algo que fazemos.

Claro que ter mansidão não é fácil, nem vem rapidamente. Com o tempo e perseverança podemos nos tornar melhores e mais maduros e assim saberemos lidar melhor com nossas emoções e com as emoções dos outros.

Francisco Aquino e Joelma Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário