quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Quando chegam as dificuldades: perseverar até o fim!


Alguém disse que a vida seria fácil? Se alguém já pensou isso é porque não viveu de verdade. Os desafios e as dificuldades estão a todo momento nos afrontando e testando a nossa capacidade de seguir em frente. As vezes, somos nós mesmos que criamos os problemas ou pessoas próximas que nos trazem as adversidades. Outras vezes, mudanças bruscas na economia ou a morte de algum familiar é que trazem obstáculos duros de serem superados. De toda forma, sempre temos preocupações nas nossas vidas. Mesmo quando estamos fazendo tudo certo na vida ou na Igreja, não estamos isentos de enfrentar os desafios que constantemente veem bater a nossa porta.

O que realmente importa é a forma como conseguimos lidar com todos esses problemas. Simplesmente fugimos deles ou tentamos resolver? Devemos buscar ajuda ou encontramos as soluções sozinhos? Se fugirmos, não resolvemos e podemos agravar ainda mais a situação. Nem sempre conseguimos fazer tudo sozinhos, com ajuda de outras pessoas pode ser bem menos complicado resolver um problema. Aceitar a ajuda de algum amigo não é admitir uma derrota, muitas vezes precisamos reconhecer que não podemos tudo sozinhos.

Precisamos encontrar forças em nós mesmos ou receber essa força de algum outro lugar para podermos enfrentar as dificuldades. Desanimar só irá trazer angústia, tristeza e complicar ainda mais as coisas. Procurar agir com sabedoria e fé é a melhor opção. Sabemos que "fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras" (Alma 32,21). Com essa fé encontramos forças para ficar de pé e prosseguir até a solução dos problemas. Mas não pode ser um fé "inerte", vale o antigo pensamento cristão: "ora et labora" - orar (exercer a fé) e trabalhar (fazer a nossa parte). Isso é perseverança: continuar em frente quando as coisas ficam difíceis, não desistir mesmo que outros digam: "é impossível!".


Joelma Aquino e Francisco Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário