quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Obesidade Mórbida - algumas informações


A obesidade é um grande problema de saúde pública. Sua frequência apresenta níveis crescentes e alarmantes no mundo todo, inclusive no Brasil. Podemos até dizer que vivemos uma verdadeira epidemia de obesidade. Em 2016, 39% dos homens e mulheres acima de 18 anos estavam com excesso de peso, e 11% de homens e 15% de mulheres estavam obesos. Doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, AVC, problemas de coluna e até mesmo câncer são associados à condição.

Antes de continuar, é bom tentar definir obesidade e IMC.

● O que é obesidade? Em poucas palavras podemos dizer que é o acúmulo excessivo de gordura corporal.

● IMC: índice de massa corporal. Como é calculado?!




Vejamos dois exemplos: 

1. Um jovem tem 1,60m e 50 kg de peso, qual o seu IMC? 
● Resposta: IMC = 50/(1,60 x 1,60) = 19,53 kg/m2
Logo, esse jovem tem uma leve deficiência de massa corporal.

2. Exemplo 2: um adulto tem 1,65m e 80 kg de peso, qual o seu IMC? 
● Resposta: IMC = 80/(1,65 x 1,65) = 29,38 kg/m2
Logo, segundo a tabela, essa pessoa tem sobrepeso e já está quase obesa.

Entretanto ... Críticas ao IMC são feitas pelo fato de que a fórmula não leva em conta a proporção entre massa magra e massa gorda, ou seja, a relação entre o que é músculo e o que é gordura no corpo da pessoa. Por exemplo, um atleta com muita massa muscular, por exemplo, pode ter um IMC próximo de 30 e não estar acima do peso. Portanto, o resultado do IMC nem sempre é confiável. O IMC não pode ser usado isoladamente!

Quais as consequências da obesidade? 



Vida Saudável

Para evitar os problemas que chegam junto com a obesidade, devemos cuidar bem de nossa alimentação, praticar atividades físicas, ter nossos momentos de repouso e dormir bem. Além de buscar um equilíbrio na vida afetiva, profissional e familiar. Em outros palavras, devemos nos esforçar para ter um estilo de vida mais saudável.


Gastroplastia

Em alguns casos, é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica para combater a obesidade. A gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. Claro que o excesso de peso é um fator de risco a mais em qualquer cirurgia.


Conclusão

A obesidade é um grave problema de saúde pública, não podemos negligenciar quando o ponteiro da balança começar a pular mais do que deveria. Uma vida saudável inclui a prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação. Evitar bebidas alcoólicas e o fumo. Devemos beber bastante água e dormir bem – evitar dormir às quatro horas da manhã!

Joelma Aquino
Massoterapeuta e esteticista 
Criadora do Método Drelintoque

Nosso contato: (85) 99132-7670 
Drelintoque funciona no endereço Rua Barão de Aratanha, no. 1475
Bairro de Fátima, Fortaleza - CE, 60050-071.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Alguns mitos e verdades sobre a massagem modeladora


Podemos dizer que a massagem é uma forma de experiência sensorial que consiste na arte milenar do toque sobre o corpo humano. É uma forma complexa de movimentos no corpo ou rosto, as manobras variam em sutileza e intensidade. A estimulação cutânea pode produzir mudanças metabólicas e fisiológicas positivas no que se refere ao sistema neuroendócrino e imunológico. Além disso, a massagem apresenta benefícios fisiológicos, psicológicos e estéticos. 

A massagem clássica estética, conhecida como massagem modeladora ou redutora, quando executada adequadamente, pode auxiliar no processo de redução de medidas. Com esse conhecimento, passaremos a analisar os principais mitos relacionados à massagem clássica.

Drenagem linfática e massagem modeladora são a mesma coisa. As duas são terapias manuais, mas que possuem técnicas e objetivos diferentes. A drenagem linfática manual estimula o  funcionamento do sistema linfático corporal, diminuindo a retenção de líquidos e eliminando toxinas. A massagem modeladora também pode favorecer o bom funcionamento dos linfonodos e a eliminação de resíduos, porém é realizada com movimentos mais firmes e ritmados e atua diretamente nas áreas que possuem maior acúmulo de gordura. Logo, são técnicas diferentes com objetivos diversos. 

A massagem modeladora elimina a celulite. Não elimina, mas melhora bastante o aspecto quando o grau é leve ou moderado, devido ao aumento da circulação e do metabolismo da área trabalhada. Também é benéfica para graus mais elevados de celulite. 

Todos podem fazer massagem modeladora. Como ocorre um aumento da circulação local, a pressão arterial pode se elevar. Então, o tratamento não é indicado para pessoas com hipertensão arterial não controlada. Além disso, como a massagem exige o uso de movimentos vigorosos, ela não é indicada em casos de lesões epiteliais na área tratada, osteoporose, gravidez e fragilidade capilar.

Esses são alguns dos mitos que circulam pelo meio estético em relação a massagem modeladora, esperamos ter trazido algum esclarecimento. Devemos estar sempre dispostos a aprender e ampliar nossos conhecimentos profissionais e eliminar tudo aquilo que é apenas mito. 

Joelma Aquino
Massoterapeuta e esteticista 
Criadora do Método Drelintoque

Nosso contato: (85) 99132-7670
A Drelintoque funciona no endereço Rua Barão de Aratanha, no. 1475
Bairro de Fátima, Fortaleza - CE, 60050-071.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Estética, Atividade física e Alimentação saudável.

Combinando alimentação, estética e atividade física para uma vida melhor

Todos querem ter um corpo perfeito, com boas proporções, saudável e com vigor físico. estes objetivos não podem ser alcançado sem uma combinação harmoniosa em três pontos: uma alimentação saudável, atividade física regular e a ajuda de um profissional da estética.
 As pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, o médico grego Hipócrate já afirmava, "que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento"  Mas, nestes tempos modernos no qual temos acessos a produtos enlatados e aos famosos "fast-food" conseguir uma alimentação saudável chega ser um desafio para muitas pessoas. Uma alimentação deve fornecer um bem equilíbrio entre os macros e micro nutrientes que precisamos dia a dia. Em geral, uma alimentação rica em folhas,frutas,grãos e carnes em qualidade moderada é o suficiente para isso.
O nosso corpo não foi projetado para ficar parado. Temos que nos movimentar e exercitar nosso corpo. Sem atividade física nosso corpo teria mais dificuldade em eliminar as toxinas, nosso metabolismo seria prejudicado e até nossa imunidade iria diminuir sem uma dose regular de atividade física, o prazer de viver e a energia para lidar com os problemas diários seria menores. Claro que uma atividade física mais intensa requer a supervisão de um especialista para evitar lesões e outros problemas de saúde. É muito mais fácil ter um corpo bonito e sadio incluindo atividades físicas regulares.
A qualidade de vida também inclui você se sentir bem com a imagem que você vê refletida no espelho. Aqui entra o papel da estética os tratamentos estéticos podem melhorar a oxigenação dos tecidos que levam a uma maior nutrição celular. Eles podem nos ajudar a elevar nossa autoestima. Além disso, pequenas imperfeições estéticas podem ser corrigidas por um profissional. A beleza externa pode incluir no bem estar interno do indivíduo.
Podemos concluir que pra você se sentir bem, saudável e bonito é necessário a combinação de uma alimentação saudável, exercício físico regulares e tratamento estético.

Podemos dizer:  o nosso exterior é o reflexo do nosso interior.