A obesidade é um grande problema de saúde pública. Sua frequência apresenta níveis crescentes e alarmantes no mundo todo, inclusive no Brasil. Podemos até dizer que vivemos uma verdadeira epidemia de obesidade. Em 2016, 39% dos homens e mulheres acima de 18 anos estavam com excesso de peso, e 11% de homens e 15% de mulheres estavam obesos. Doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, AVC, problemas de coluna e até mesmo câncer são associados à condição.
Antes de continuar, é bom tentar definir obesidade e IMC.
● O que é obesidade? Em poucas palavras podemos dizer que é o acúmulo excessivo de gordura corporal.
● IMC: índice de massa corporal. Como é calculado?!
Vejamos dois exemplos:
1. Um jovem tem 1,60m e 50 kg de peso, qual o seu IMC?
● Resposta: IMC = 50/(1,60 x 1,60) = 19,53 kg/m2
Logo, esse jovem tem uma leve deficiência de massa corporal.
2. Exemplo 2: um adulto tem 1,65m e 80 kg de peso, qual o seu IMC?
● Resposta: IMC = 80/(1,65 x 1,65) = 29,38 kg/m2
Logo, segundo a tabela, essa pessoa tem sobrepeso e já está quase obesa.
Entretanto ... Críticas ao IMC são feitas pelo fato de que a fórmula não leva em conta a proporção entre massa magra e massa gorda, ou seja, a relação entre o que é músculo e o que é gordura no corpo da pessoa. Por exemplo, um atleta com muita massa muscular, por exemplo, pode ter um IMC próximo de 30 e não estar acima do peso. Portanto, o resultado do IMC nem sempre é confiável. O IMC não pode ser usado isoladamente!
Quais as consequências da obesidade?
Vida Saudável
Para evitar os problemas que chegam junto com a obesidade, devemos cuidar bem de nossa alimentação, praticar atividades físicas, ter nossos momentos de repouso e dormir bem. Além de buscar um equilíbrio na vida afetiva, profissional e familiar. Em outros palavras, devemos nos esforçar para ter um estilo de vida mais saudável.
Gastroplastia
Em alguns casos, é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica para combater a obesidade. A gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. Claro que o excesso de peso é um fator de risco a mais em qualquer cirurgia.
Conclusão
A obesidade é um grave problema de saúde pública, não podemos negligenciar quando o ponteiro da balança começar a pular mais do que deveria. Uma vida saudável inclui a prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação. Evitar bebidas alcoólicas e o fumo. Devemos beber bastante água e dormir bem – evitar dormir às quatro horas da manhã!
Joelma Aquino
Massoterapeuta e esteticista
Criadora do Método Drelintoque
Nosso contato: (85) 99132-7670
A Drelintoque funciona no endereço Rua Barão de Aratanha, no. 1475
Bairro de Fátima, Fortaleza - CE, 60050-071.
Nenhum comentário:
Postar um comentário